Como produzir conteúdo eficaz e relevante para o público?

Criar conteúdo relevante para o público é, sem dúvida, o maior desafio de muitos empreendedores, sejam grandes, médios ou pequenos.

Ainda mais quando falamos que o conceito de marketing de conteúdo é, de certa forma, novo para o mercado brasileiro.

Até bem pouco tempo atrás, muitas empresas, inclusive grandes autoridades ainda não possuíam um canal na internet para interagir com os clientes. Foram as experiências de empreendedores e estudiosos de outros países (principalmente EUA) que mostraram que se comunicar com o público é fundamental para estabelecer autoridade e deixar a marca na mente das pessoas.

Ou seja, a produção de conteúdo não é apenas para fazer vendas, mas sim para posicionar sua marca no mercado afim de ser cada vez mais fácil vender para quem tem interesse no seu produto ou serviço.

É por isso que textos e campanhas que falam apenas das características técnicas do produto não são mais bem aceitas pelos públicos em geral. As pessoas querem soluções, buscam informações e só então é que estão prontas para comprar algum produto ou serviço.

Atualmente, qualquer empresa ou marca que deseje ter sucesso no ambiente digital precisa de uma boa estratégia de conteúdo para atrair o público, bem como para converter leads em clientes. 

8 Dicas que ajudarão a criar conteúdo relevante e eficaz

Veja abaixo, dicas que farão seu processo de criação de conteúdo ficar mais fácil e, principalmente, mais útil para o seu público.

1. Defina um objetivo

Dicas que ajudarão a criar conteúdo relevante

Para criar um conteúdo relevante, primeiro você precisa conhecer o seu público-alvo. Quem são eles? O que eles querem? Quais são as suas frustações?

Não adianta ter um site ou um perfil nas redes sociais apenas porque todo mundo fala que é bom, se você não souber com quem está falando e como utilizar essas ferramentas a favor dos seus resultados.

O maior erro que muitos empreendedores cometem é não ter um “porquê” na hora de produzir conteúdo. Geralmente são produzidos vídeos, postagens nas redes sociais, artigos em blogs que não possuem um motivo para estarem ali.

Sendo assim, antes de começar a postar vídeos e fazer postagens, defina um objetivo, pautando qual é a finalidade de cada conteúdo que produzir.

Por exemplo,

  • Construir autoridade
  • Reforçar o posicionamento da marca
  • Alcançar novas pessoas
  • Atrair clientes

Ou seja, todo conteúdo precisa ter um objetivo bem definido para que não seja apenas um desperdício de tempo e dinheiro.

2. Compreenda a jornada de compra do cliente

Toda pessoa que vende produtos físicos, digitais ou serviços precisa conhecer a jornada de compra do seu público.

Apesar dessa jornada possuir um caminho meio que “padrão” cada produto ou serviço desperta no público uma tomada de ações diferente, que está relacionada com a necessidade que a pessoa tem daquele determinado produto.

Por exemplo, uma pessoa que deseja fazer uma harmonização facial tem um apelo de compra diferente de uma que precisa ir ao dentista para resolver a dor de dente.

Devido a necessidade de cada produto/serviço ser diferente, o tempo de compra de cada público será mais rápido, ou mais demorado.

Normalmente, a pessoa que está querendo por fim na dor de dente não vai pensar muito e procurará rapidamente um consultório.

Já a pessoa que deseja fazer uma harmonização facial, acabará fazendo várias buscas na internet, visitas ao site e no perfil dos profissionais nas redes sociais, ler conteúdos e comentários de outras pessoas, até finalmente se sentir segura e decidir com quem fará o procedimento.

Por isso é importante definir a necessidade que o público tem do seu produto ou serviço e, de acordo com esse termômetro crie conteúdo relevante e estruturado que ajude essas pessoas na decisão final de compra.

Lembre-se: as pessoas não procuram produtos, elas buscam soluções.

3. Planeje os assuntos

Lá no primeiro item falei de definir um objetivo. Lembra? Além disso, também é importante pensar na estratégia de conteúdo, ou seja, nos temas que serão abordados em cada canal, no tipo de conteúdo para cada etapa da jornada do cliente, no tom de voz da marca, nos recursos visuais e no posicionamento.

Definir linhas editorias e fazer um calendário de publicações ajudará na organização dos assuntos que serão tratados e a frequência. Lembre-se sempre do objetivo de negócio que deseja obter, e com esse quadro em mente veja quais temas serão mais relevantes para o público.

4. Otimize seu conteúdo para ser encontrado na internet

A otimização (SEO Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para ranquear um site, uma página ou um vídeo entre os primeiros resultados de buscas orgânicas (não pagas) de um mecanismo de pesquisa, por exemplo, Google, Bing, Youtube, etc.

Esse é um processo contínuo, que exige dedicação e atenção a diversos fatores, como a relevância do conteúdo, a estrutura, palavras-chave, links e a velocidade do site.

5. Seja útil para sua audiência

Conteúdo de valor quer dizer aquele tipo de informação que faz diferença na vida da pessoa, que permite que através daquilo que ela leu, ou ouviu, possa tomar decisões mais facilmente, ou ainda resolver um problema mais imediato.

Portanto, faça pesquisas para saber quais são as dificuldades principais do seu público, e comece entregar soluções dentro do seu conteúdo. Quanto mais você ajudar, mais chance terá de vender quando fizer uma oferta direta, pois o gatilho da reciprocidade estará acionado na mente do seu público.

6. Faça diferente da concorrência

Se diferenciar da concorrência deve ser a meta de toda pessoa que deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Se você trabalha com produtos ou serviços de grande concorrência precisa fazer conteúdo diferente do que sua concorrência está fazendo.

Para isso é importante responder algumas perguntas:

Por que as pessoas comprariam seu produto ou serviço se existem tantos outros similares?

Qual é o diferencial da sua marca/empresa?

7. Pense na experiência do cliente

A maioria dos empreendedores fazem muitas postagens genéricas e direcionadas para vendas, levam para dentro das plataformas um modelo antigo e engessado de se comunicar com o público.

Com isso, acabam esquecendo que do outro lado existem pessoas que não desejam ficar vendo o tempo todo conteúdos de vendas.

Produzir conteúdo relevante e humanizado é fundamental para gerar relacionamento e criar uma experiência prazerosa para as pessoas que irão ler suas postagens ou assistir seus vídeos.

8. Distribua o conteúdo em outras mídias relevantes

Distribuir o conteúdo em canais diferentes atrairá novas pessoas aumentando substancialmente a base de possíveis futuros clientes.

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

CEO da Social Green

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