7 Tendências de marketing para apostar em 2023 e nos próximos anos

O mundo do marketing digital está em constante evolução, e empreendedores precisam estar atualizados sobre as tendências de marketing e tecnologias para aproveitar todas as oportunidades.

Nos últimos dois anos, por causa do isolamento social, muita coisa mudou na vida da população do mundo todo.

Trabalhar em casa remotamente, se comunicar com amigos e familiares apenas por aplicativos de conversas, estudar online, e também comprar e se relacionar com empresas e marcas apenas pela internet.

Toda a rotina das pessoas foi radicalmente alterada porque tudo o que era feito presencialmente precisou começar ser feito apenas online.

Gente que nunca tinha usado a câmera do celular começou a fazer lives com a família, por causa da saudade.

Empresas que não tinham uma conta ativa nas redes sociais precisaram correr para se adequar à nova realidade.

Pequenos lojistas que tiveram seus comércios de rua fechados, precisaram criar um atendimento via aplicativo às pressas, para não perder os clientes, e para não deixar as pessoas sem produtos.

Todas essas mudanças e adaptações estão agora incorporadas na nossa rotina atual, o mundo nunca mais será como antes, e tudo que precisamos fazer é aprender mais sobre o que aconteceu e como devemos seguir daqui para frente.

7 Tendências de marketing digital para surfar e crescer

7 Tendências de marketing digital para 2023 e nos próximos anos
Créditos: Freepik / Rawpixel

1. A era da personalização do conteúdo

A personalização de conteúdo tornou-se um elemento essencial para as empresas que buscam crescer e se destacar em um ambiente digital altamente competitivo.

Com uma infinidade de conteúdos e mensagens disponíveis na internet, é fundamental que as empresas ofereçam informações customizadas que correspondam aos interesses e necessidades do consumidor em cada etapa da jornada de compra.

Para essa finalidade, é necessário realizar pesquisas de mercado, analisar dados e, principalmente, observar o que está acontecendo. Assim, evitamos mensagens genéricas e padronizadas que podem não ser relevantes para o potencial cliente e até afastá-lo.

A personalização de conteúdo é uma estratégia eficaz para diferenciar a marca da concorrência, fortalecer a conexão com os clientes em potencial e aumentar as taxas de conversão.

2. Ascensão dos vídeos curtos

O consumo de conteúdo rápido continua em alta e já mostrou que veio para ficar.

Com o enorme sucesso dos vídeos curtos do TikTok, outras redes sociais criaram suas próprias versões para atender a essa nova demanda do público.

No Instagram, os vídeos Reels são uma forma de entregar conteúdo fresco todos os dias, enquanto o Facebook e o YouTube Shorts também ganham popularidade e geram maior engajamento do que os formatos mais longos.

Essa tendência de marketing é algo que as marcas presentes no mundo digital precisam observar e experimentar para alcançar novos públicos.

3. Voice Search (busca por voz)

Com o aumento de assistentes virtuais, mais

Ultimamente, temos percebido um grande aumento de assistentes virtuais integrados aos dispositivos inteligentes, por exemplo, Smartphones, Echo Dot, Smart TV etc, e isso tende a se intensificar nos próximos anos.

A mais famosa é Alexa, da Amazon, que é uma inteligência artificial que pode realizar uma série de tarefas ao ouvir seu comando de voz – pesquisar conteúdo na internet, ver a previsão do tempo, tocar músicas, ler notícias, pesquisar produtos e até encontrar algum lugar.

E cada vez mais as pessoas buscam respostas através da voz ao invés de digitá-las no tradicional mecanismo de pesquisa. Diante dessas mudanças no comportamento do consumidor, é fundamental otimizar o site para a busca por voz para que as pessoas encontrem o seu conteúdo quando estiverem usando assistentes virtuais.

4. Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente é o foco principal nas estratégias de marketing digital. E tudo que aconteceu nos últimos dois anos criou uma mudança de mentalidade por parte de todos os públicos, nos mais diferentes nichos de mercado.

Agora, mais do que nunca, quem se preocupar mais com a experiência do cliente, sairá na frente e terá muito mais sucesso, além de exposição da marca.

De maneira resumida, a experiência do cliente é toda interação que os clientes têm com a marca durante todo o relacionamento que se estabelece.

Isso inclui todas as etapas do funil de vendas, ou seja, desde o primeiro momento que o consumidor conhece a marca, interage com conteúdos nas redes sociais ou no site, entra em contato, realiza uma compra ou contrata um serviço, até o pós-venda (suporte).

O objetivo é criar experiências de consumo memoráveis, gerar relacionamentos duradouros e envolventes que resultem em maior fidelidade à marca e, consequentemente, maiores vendas.

Quanto mais o cliente perceber que está sendo ouvido e atendido, mais relevância sua marca/empresa terá no mercado.

5. Experiência híbrida

O conceito de cliente omnichannel (multicanal) já faz parte do nosso dia a dia e cada vez mais essa tendência cresce.

A experiência híbrida é aquela onde vários canais de compra se juntam para criar um atendimento que deixe o cliente mais livre na hora de fazer uma aquisição. O objetivo é oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível, unindo o melhor do mundo online e do mundo físico.

Grandes marketplaces como Magazine Luiza e Americanas já oferecem essa experiência e possuem bons resultados, dando a possibilidade de fazer a compra pelo site e retirar na loja mais próxima, em um prazo de tempo bem curto.

As redes de supermercados também utilizam esse conceito quando lançam ofertas personalizadas que devem ser ativadas pelo aplicativo no celular, no momento de passar no caixa para pagar.

Esse será um grande desafio para empresas e marcas, e quem conseguir oferecer essas facilidades (unir o online com o físico) para o público estará na frente.

6. Marketing de Influência

Os influenciadores são uma realidade no nosso dia a dia há muito tempo e as empresas fazem uso deles para aumentar o alcance de público, pois as pessoas confiam nas opiniões de outras pessoas, especialmente aquelas que seguem e admiram.

Com todas as inovações das redes sociais e mudanças na jornada de compra dos consumidores, agora os influenciadores precisarão usar mais a criatividade para se destacarem.

Assim, marcas e empresas que usam o marketing de influência em sua estratégia de divulgação começarão a dar mais importância ao conteúdo e o alinhamento entre marca e influenciador.

É claro que o alcance ainda será relevante, porém o foco será no engajamento e alcance verdadeiro, e um conteúdo mais afinado com a persona do negócio, afinal as tendências de marketing apontam para uma preocupação muito maior com experiências reais.

7. Comunicação ágil e personalização

A sétima tendência de marketing são os Chatbots. Muitas marcas já utilizam essa ferramenta e ela está se tornando cada vez mais popular como forma de interação com os clientes. Essa popularidade se deve, em grande parte, ao aumento da utilização da inteligência artificial para alimentar esses bots.

Existem várias maneiras pelas quais os chatbots podem personalizar a experiência do consumidor e fornecer uma forma mais ágil de atendimento e comunicação personalizada.

Além disso, eles podem acelerar a jornada de compra do cliente, ajudando os consumidores a sanar dúvidas, obter informações relevantes sobre produtos e serviços, enviar cupons, recomendar conteúdos e produtos, tudo com base nos interesses do consumidor, isso ajuda a economizar tempo e esforço, melhorar a experiência do cliente e também aumentar as chances de fazer uma compra.

Espero que esse artigo sobre as tendências de marketing digital ajude você a enxergar o universo amplo que está se abrindo, e que consiga criar uma estratégia digital diferenciada para seu público.

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

CEO da Social Green

Compartilhe: