Uma das maiores dificuldades no empreendedorismo é encontrar o cliente ideal para o negócio.
Conhecer os consumidores reais dos seus produtos e serviços ajuda a entender as preferências dos seus clientes, o que eles precisam e o que os motivam. Com isso, fica mais fácil desenvolver estratégias de marketing direcionadas e personalizadas para conquistar a atenção do seu público.
Acompanhe a leitura para entender melhor o conceito de público alvo e persona.
O que é Persona?
Podemos dizer que persona ou buyer persona é uma caracterização semifictícia da pessoa que representa seu cliente ideal.
Semifictícia porque ela é baseada em elementos reais do público como gênero, idade, região geográfica, hábitos de consumo, problemas, necessidades, desejos, preferências, hobbies e interesses.
Ou seja, você vai criar uma personagem (inclusive dando nome e atribuições) e colocando nele todas as características REAIS que o público que está interessado no seu produto ou serviço possui no dia a dia.
Criar uma persona não é inventar uma personagem, é coletar informações do público real e colocar em uma caracterização que ajudará no direcionamento da sua criação de conteúdo e campanhas de marketing.
Diferença entre público alvo e Persona
É muito comum confundir público alvo com persona, afinal os termos são usados no marketing, mas é importante saber que eles não são a mesma coisa.
O público alvo é um grupo de pessoas que possuem características parecidas e que podem se interessar por um determinado produto ou serviço.
A persona é a representação da pessoa para quem seu produto ou serviço é essencial.
Veja um exemplo de público alvo e persona:
Público alvo definido para uma loja de roupas femininas:
Mulheres entre 24 a 45 anos, que moram na cidade do Rio de Janeiro, são apaixonadas por moda e que possuem renda entre R$1.200 a R$6.000 reais. Neste cenário, as informações são mais genéricas, como:
- sexo,
- faixa de idade,
- localização,
- poder aquisitivo.
Persona definida para uma loja de roupas femininas:
Podemos notar que dentro desse público mais “amplo e variado” somos capazes de encontrar muitos de perfis de clientes, por exemplo:
- mulheres que gostam de um estilo clássico e preferem se vestir de forma mais discreta;
- outras buscam por roupas mais confortáveis e prezam pela praticidade;
- mulheres que gostam de roupas mais coloridas, jeans mais largos, blusas com muito brilho e por aí vai.
Então, nossa persona semifictícia é Julia!
Julia tem 38 anos, é jornalista, gosta de praticidade e peças-chave na hora de se vestir. Quando vai ao shopping, passa horas tentando encontrar algo do seu interesse e às vezes volta para casa sem levar nada. Júlia passa a maior parte do tempo no trabalho e almeja encontrar uma loja que venda roupas no estilo minimalista, pois ela gosta de vestir peças mais discretas.
O seu desejo é encontrar uma loja virtual que venda: camisas sociais, blusas minimalistas, calças, blazer, tudo em um só lugar, dessa forma ela economiza tempo, pois acredita que poderá aproveitar mais o seu tempo livre com a família e estudos.
Veja que dentro do processo de criar uma persona como Julia, foram levantados os seguintes aspectos:
- Estilo de um grupo de pessoas ( roupas clássicas e minimalistas);
- Econômicos (sua persona precisa poder comprar seu produto/serviço);
- Desejos (ter tempo livre para estudar e estar com sua família)
- Problemas (pouco tempo para ir a uma loja comprar roupas e dificuldades para encontrar peças minimalistas)
- Crenças (ela acha que vale a pena comprar em uma loja virtual, desde que isso lhe proporciona mais tempo livre).
A importância de definir personas na estratégia de marketing
Como você viu no exemplo acima, é muito mais fácil criar uma estratégia de marketing, personalizar uma experiência e criar uma comunicação para a Julia, do que para um público mais genérico. Assim, definir a persona é imprescindível para ajudar na criação de conteúdo que vai gerar valor e cativar o público que está mesmo interessado no seu produto ou serviço.
Com a definição de personas você terá mais elementos para tomar melhores decisões, melhorar seu produto e atender as necessidades reais do consumidor e que realmente vão fazer diferença para ele.
Outro ponto importante é que se dirigindo para uma pessoa específica, as chances de aumentar as vendas são muito maiores, do que se dirigir a um público maior e mais heterogêneo.
Dessa maneira, podemos dizer que a criação de personas fará com que seus esforços e investimentos em marketing sejam menores e mais direcionados, eliminando aquelas pessoas que não possuem interesse no produto ou serviço e gerarão muito mais resultados positivos.
Outra coisa que a definição de persona proporciona é o relacionamento com o público, pois você saberá exatamente com quem está falando e, por isso, poderá utilizar uma forma de comunicação mais direta e assertiva.
- Leia o artigo como criar personas: etapas e dicas essenciais
Quais os benefícios de criar personas para a empresa?
A criação de personas é extremamente importante e benéfica, pois elas ajudam:
- na identificação de público semelhante
- na criação de uma comunicação mais assertiva
- a entender a jornada de consumo do cliente
- a decidir em quais canais investir
- a direcionar as estratégias de marketing para o público certo
- a construir um relacionamento de longo prazo
- aumentar a lucratividade da empresa
Sendo assim, público alvo e personas é uma importante etapa na construção de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Desta forma, você consegue gerar mais resultados e impactar as pessoas que tem maior propensão em consumir seus conteúdos, produtos e serviços.