Público Alvo e Persona: Entenda quem são seus clientes

Uma das maiores dificuldades no empreendedorismo é encontrar o cliente ideal para o negócio.

Conhecer os consumidores reais dos seus produtos e serviços ajuda a entender as preferências dos seus clientes, o que eles precisam e o que os motivam. Com isso, fica mais fácil desenvolver estratégias de marketing direcionadas e personalizadas para conquistar a atenção do seu público.

Acompanhe a leitura para entender melhor o conceito de público alvo e persona.

O que é Persona?

Público alvo e persona: Entenda quem são seus clientes

Podemos dizer que persona ou buyer persona é uma caracterização semifictícia da pessoa que representa seu cliente ideal.

Semifictícia porque ela é baseada em elementos reais do público como gênero, idade, região geográfica, hábitos de consumo, problemas, necessidades, desejos, preferências, hobbies e interesses.

Ou seja, você vai criar uma personagem (inclusive dando nome e atribuições) e colocando nele todas as características REAIS que o público que está interessado no seu produto ou serviço possui no dia a dia.

Criar uma persona não é inventar uma personagem, é coletar informações do público real e colocar em uma caracterização que ajudará no direcionamento da sua criação de conteúdo e campanhas de marketing.

Diferença entre público alvo e Persona

É muito comum confundir público alvo com persona, afinal os termos são usados no marketing, mas é importante saber que eles não são a mesma coisa.

O público alvo é um grupo de pessoas que possuem características parecidas e que podem se interessar por um determinado produto ou serviço.

A persona é a representação da pessoa para quem seu produto ou serviço é essencial. 

Veja um exemplo de público alvo e persona:

Público alvo definido para uma loja de roupas femininas:

Mulheres entre 24 a 45 anos, que moram na cidade do Rio de Janeiro, são apaixonadas por moda e que possuem renda entre R$1.200 a R$6.000 reais. Neste cenário, as informações são mais genéricas, como: 

  • sexo,
  • faixa de idade,
  • localização,
  • poder aquisitivo. 

Persona definida para uma loja de roupas femininas: 

Podemos notar que dentro desse público mais “amplo e variado” somos capazes de encontrar muitos de perfis de clientes, por exemplo:

  • mulheres que gostam de um estilo clássico e preferem se vestir de forma mais discreta;
  • outras buscam por roupas mais confortáveis e prezam pela praticidade;
  • mulheres que gostam de roupas mais coloridas, jeans mais largos, blusas com muito brilho e por aí vai.

Então, nossa persona semifictícia é Julia!

Julia tem 38 anos, é jornalista, gosta de praticidade e peças-chave na hora de se vestir. Quando vai ao shopping, passa horas tentando encontrar algo do seu interesse e às vezes volta para casa sem levar nada. Júlia passa a maior parte do tempo no trabalho e almeja encontrar uma loja que venda roupas no estilo minimalista, pois ela gosta de vestir peças mais discretas.

O seu desejo é encontrar uma loja virtual que venda: camisas sociais, blusas minimalistas, calças, blazer, tudo em um só lugar, dessa forma ela economiza tempo, pois acredita que poderá aproveitar mais o seu tempo livre com a família e estudos.

Veja que dentro do processo de criar uma persona como Julia, foram levantados os seguintes aspectos:  

  • Estilo de um grupo de pessoas ( roupas clássicas e minimalistas);
  • Econômicos (sua persona precisa poder comprar seu produto/serviço);
  • Desejos (ter tempo livre para estudar e estar com sua família)
  • Problemas (pouco tempo para ir a uma loja comprar roupas e dificuldades para encontrar peças minimalistas)
  • Crenças (ela acha que vale a pena comprar em uma loja virtual, desde que isso lhe proporciona mais tempo livre).

A importância de definir personas na estratégia de marketing

Qual é a importância de criar personas para o negócio

Como você viu no exemplo acima, é muito mais fácil criar uma estratégia de marketing, personalizar uma experiência e criar uma comunicação para a Julia, do que para um público mais genérico. Assim, definir a persona é imprescindível para ajudar na criação de conteúdo que vai gerar valor e cativar o público que está mesmo interessado no seu produto ou serviço.

Com a definição de personas você terá mais elementos para tomar melhores decisões, melhorar seu produto e atender as necessidades reais do consumidor e que realmente vão fazer diferença para ele.

Outro ponto importante é que se dirigindo para uma pessoa específica, as chances de aumentar as vendas são muito maiores, do que se dirigir a um público maior e mais heterogêneo.

Dessa maneira, podemos dizer que a criação de personas fará com que seus esforços e investimentos em marketing sejam menores e mais direcionados, eliminando aquelas pessoas que não possuem interesse no produto ou serviço e gerarão muito mais resultados positivos.

Outra coisa que a definição de persona proporciona é o relacionamento com o público, pois você saberá exatamente com quem está falando e, por isso, poderá utilizar uma forma de comunicação mais direta e assertiva.

Quais os benefícios de criar personas para a empresa?

Principais vantagens em definir personas para a empresa

A criação de personas é extremamente importante e benéfica, pois elas ajudam:

  • na identificação de público semelhante
  • na criação de uma comunicação mais assertiva
  • a entender a jornada de consumo do cliente
  • a decidir em quais canais investir
  • a direcionar as estratégias de marketing para o público certo
  • a construir um relacionamento de longo prazo
  • aumentar a lucratividade da empresa

Sendo assim, público alvo e personas é uma importante etapa na construção de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Desta forma, você consegue gerar mais resultados e impactar as pessoas que tem maior propensão em consumir seus conteúdos, produtos e serviços.

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

CEO da Social Green

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