Quando se fala em criar personas, estamos falando de um processo de criação de um personagem semifictício que represente o cliente ideal, ou seja, a persona deve ter características REAIS a partir de um público real.
Convido você ler este artigo, onde explico com mais detalhes a diferença entre público alvo e persona.
Por ser mais detalhada, a persona ajuda a empresa a ter clareza de quem é o seu cliente e é um dos primeiros passos no desenho de uma estratégia digital.
Muitos empreendedores tem dificuldades de definir personas e, pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas para ajudá-lo a encontrar e analisar o perfil dos seus clientes. Acompanhe!
Para criar personas, o primeiro passo é ter uma compreensão profunda do seu ambiente.
Como mencionei em outro artigo, você não vai inventar uma persona, mas sim obter dados do público a qual se destina seu produto ou serviço.
Para começar, é preciso entender o seu negócio como todo, os produtos, o segmento em que a empresa atua e, principalmente, quem são as pessoas que se interessam por esses produtos ou serviços. Veja abaixo algumas perguntas que podem te ajudar.
- Qual o segmento de mercado que você atua?
- Quais são as pessoas mais propensas a consumir seus produtos e serviços?
- Qual é o comportamento de compra?
- Quem são seus concorrentes? (virtuais e locais)
- Quais são as características e benefícios do seu produto?
- O que diferencia a sua empresa da concorrência?
É importante ter clareza sobre estes pontos para que você possa descobrir quem são os compradores potenciais e os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
Faça pesquisas sobre o público e elabore uma descrição do perfil do seu cliente ideal
Para encontrar as informações sobre seu público, envolve uma série de etapas importantes que permitem entender o cliente ideal da marca, seus comportamentos, desafios e objetivos.
Portanto, é necessário fazer pesquisas com seus próprios leads e clientes, e criar um perfil detalhado para cada persona. Sim, é possível que você encontre mais de uma, dependendo da variedade de produtos ou serviços oferecidos.
Aqui estão algumas perguntas úteis para ajudar a definir a persona:
- Qual é a idade e o gênero da persona?
- Quais são suas necessidades?
- Quais são seus principais desafios e problemas?
- O seu produto/serviço ajuda seu cliente a resolver algum desses problemas?
- Quais são seus desejos?
- Quais são suas aspirações?
- Quais são os canais sociais que mais utilizam?
- Quais são suas preferências, hábito de consumo, hobbies?
Quanto mais se aprofundar nas informações sobre o público, mais perto ficará de conhecer seu cliente ideal e “evitará o achismo”, tendo condições assim de perceber o que ele precisa e como poderá ajudar essas pessoas com seu conteúdo, serviço e produto.
Depois de mapear as personas, é hora de começar a pensar em como atraí-las para a sua empresa ou produto.
Como atrair a persona?
Para isso, é importante ter em mente que cada persona tem suas próprias necessidades, desejos e comportamentos de consumo. Portanto, é preciso desenvolver uma estratégia de marketing personalizada para cada uma delas.
E uma das primeiras etapas para atrair as personas é criar conteúdo relevante e personalizado. Isso pode ser feito por meio de artigos, vídeos, e-books, infográficos, webinars, entre outras formas de conteúdo que sejam atraentes para seu potencial cliente.
Aqui, é importante destacar, que o conteúdo seja focado em solucionar problemas e dúvidas da persona, em vez de apenas promover o produto ou serviço da empresa. Atualmente, o público está muito mais exigente, e por isso, as campanhas de anúncios apenas com ofertas não atraem mais como antes, pois existe a possibilidade de escolher não assistir essas propagandas.
E dentro da jornada de compra do cliente existem “micros momentos” e algumas pessoas ainda não estarão na hora de comprar, mas sim atrás de informações sobre o produto ou serviço e se ele é mesmo bom.
Portanto, para atrair e engajar seu público, é fundamental criar conteúdo estratégico e bem estruturado, com o objetivo de posicionar sua marca na mente das pessoas e guiá-las na jornada de compra. E para alcançar esse objetivo, é essencial conhecer bem a persona do seu negócio.
Bom, com base nas informações sobre a persona, você poderá identificar:
- a jornada de compra do seu cliente
- o tipo de conteúdo mais adequado para cada etapa dessa jornada
- o tom de voz e a linguagem mais apropriados para a sua marca
- definir as linhas editoriais
- escolher os canais mais eficazes para alcançar seu público
Seguindo esses passos, você conseguirá expandir a visibilidade da sua marca e atrair potenciais clientes.
Desejo que esse conteúdo de como criar personas possa guiar você de forma eficiente, e que a partir disso consiga atrair as pessoas certas para o seu negócio.
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