O que é SEO no marketing digital e quais são as vantagens de estar bem posicionado no Google

As práticas de SEO no marketing digital são as responsáveis por permitir uma maior exposição do site, das páginas ou de uma loja virtual perante o público.

Seja qual for o tipo do seu negócio, é importantíssimo pensar em SEO, pois é a partir da aplicação da otimização do conteúdo que você conseguirá ser encontrado com mais facilidade pelas pessoas. Continue a leitura para entender melhor como essa estratégia pode ajudar seu negócio a ganhar visibilidade no mercado.

O que é SEO no marketing digital?

Muitos empreendedores têm ouvido falar sobre SEO, mas ainda não compreendem claramente o que isso significa. SEO, é a sigla para a expressão em inglês “Search Engine Optimization”, no português, “Otimização para mecanismos de busca”.

É o processo de melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site ou um vídeo para que os motores de busca como o Google, Bing, Youtube, possam encontrá-lo e classificá-lo mais facilmente.

O SEO envolve uma série de técnicas, tais como: a otimização do conteúdo, da estrutura e do código do site para torná-lo mais fácil de ser rastreado e indexado pelos mecanismos de busca, bem como a utilização de palavras-chave relevantes e a aquisição de links de qualidade que apontem para o site.

É importante ressaltar, que as técnicas de SEO não se limitam à otimização do site apenas para os motores de busca. Ela também visa melhorar a experiência das pessoas, aumentando a qualidade dos conteúdos e tornando a navegação mais simples e intuitiva.

Qual a importância do SEO para o seu negócio?

O que é SEO no marketing digital e quais as vantagens de estar nas primeiras páginas do Google

Algumas das principais razões pelas quais as empresas investem em SEO são para aumentar o tráfego orgânico (não pago), construir autoridade e aumentar as conversões.

Ou seja, com o conteúdo corretamente “otimizado” você tem mais chances de alcançar as disputadas primeiras posições no resultado de buscas, quando alguém entra no Google e pesquisa pelo assunto, produto ou serviço que está oferecendo.

Segundo um estudo realizado pela Sherlock Communications 19% do público brasileiro afirmam considerar os 3 primeiros resultados (não incluindo anúncios) quando fazem uma pesquisa no Google por produtos de alto valor, 23% nunca passam da primeira página e 18% olham até a 3° página de resultados, aqui já dá para perceber como é importante estar posicionado entre os 10 primeiros resultados na busca orgânica.

Outro ponto importantíssimo de aplicar as estratégias de SEO no seu conteúdo é que você acaba aparecendo para o público certo, aquelas pessoas que estão diariamente buscando assuntos específicos na internet.

A Relevância do conteúdo para SEO

Otimizar conteúdo (SEO on page) não significa inserir palavras-chave aleatoriamente dentro de um artigo apenas com a intenção de posicionar, pois não adianta olhar somente para os buscadores. É preciso considerar a intenção de busca (o que as pessoas querem encontrar) e nas suas experiências, pois são elas que irão ler suas postagens.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o alcance e a eficácia do conteúdo.

Além das palavras-chave, o Google considera como sendo relevante para estar na primeira página, a qualidade do conteúdo (especialidade), links internos e externos, metadados, velocidade das páginas, a responsividade e o tempo de permanência das pessoas dentro do site.

Se você produzir conteúdo relevante, útil e confiável para o seu público, terá pessoas ficando mais tempo ali dentro, lendo ou assistindo seus vídeos.

É importante ter em mente, que o Google também quer oferecer uma boa experiência para seus usuários e por isso, está constantemente atualizando os seus algoritmos para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa, o que significa que o conteúdo precisa ser atualizado de tempos em tempos para garantir que ele permaneça relevante nas SERPs.

5 Vantagens de ter um bom posicionamento no Google

Agora que você já entendeu como o SEO é importante para seu negócio, veja abaixo 5 vantagens de rankear no Google em uma boa posição.

1. Redução dos custos com publicidade

A primeira vantagem de usar o SEO no marketing digital é a possibilidade de diminuir a dependência de links patrocinados e minimizar muito os investimentos em publicidade paga.

Isso acontece porque quando você aparece na primeira página de resultados, atrai o chamado tráfego orgânico, que é o fluxo de pessoas que chega até sua página fazendo pesquisas, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.

2. O público é mais qualificado

Uma boa característica desse tráfego orgânico é que as pessoas que chegam até seu site pesquisando pelo assunto de interesse, seja por quererem saber mais sobre um determinado tema, produto, serviço, ou porque já querem fazer uma compra, este último é um público que já estará aquecido, e que terá pouco trabalho para converter em clientes.

3. Aumenta o reconhecimento de marca

Outro ponto importante e que muitos empreendedores ignoram é a possibilidade de usar o marketing de conteúdo para fortalecer o branding.

É fundamental fazer os potenciais consumidores conhecerem e lembrarem da sua marca/empresa, pois assim elas reconhecerão seu conteúdo ou produto sempre que depararem com ele pela internet.

Uma marca fortalecida fica na cabeça das pessoas, e as práticas de SEO no marketing digital podem ajudar a marcar presença nas pesquisas e aumentar o reconhecimento da sua marca.

4. Entrega resultados que duram ao longo do tempo

Existe uma prática de produção de conteúdo que se chama “evergreen”, é um tipo de conteúdo que não muda conforme o tempo passa, ou seja, continua a ser relevante para os leitores, independentemente de quando ele foi originalmente publicado. As pessoas continuam a clicar e compartilhar, e isso aumentará sua visibilidade e o alcance de novos visitantes.

Veja um exemplo:

Suponhamos um Instituto de beleza que tem um site, pode ser interessante fazer conteúdos evergreen falando sobre assuntos de sua especialidade, por exemplo, dicas sobre cuidados com a pele, cabelos, unhas etc. São temas que mesmo que se passem 50 anos não mudam a forma de serem feitas.

E usando uma boa estratégia de SEO esse tipo de conteúdo ficará disponível por muito tempo e gerando tráfego orgânico por anos, e será uma maneira das pessoas chegarem até sua marca.

5. Gera mais oportunidades de vendas

E, por último, mas não menos importante (crucial, aliás) é a oportunidade de trazer um número maior de pessoas que estão interessadas em comprar o que você está oferecendo, seja um produto ou serviço.

Quanto mais trabalhar o SEO dos seus conteúdos, mais chance o seu negócio terá de aparecer nas disputadas primeiras páginas do Google e com isso o tráfego orgânico estará sempre em crescimento.

Quanto mais pessoas visitam seu site, maior é a possibilidade de gerar leads e vendas mais rápidas, pois elas chegam ali porque já estão interessadas no que você tem para oferecer. 

Espero que esse artigo sobre SEO no marketing digital ajude você compreender melhor como pode usar seu conteúdo para atrair mais público qualificado para seu negócio!

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

CEO da Social Green

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