A produção de conteúdo digital é a prática mais importante que todo empreendedor precisa realizar, seja um negócio físico ou digital.
Antigamente, quando a internet ainda não era uma realidade, as pessoas sabiam da existência de produtos e serviços apenas indo fisicamente até as lojas, nos comerciais da TV ou através das indicações de amigos e parentes.
Hoje, a realidade é completamente diferente. Conhecemos novas marcas, produtos e serviços navegando nas redes sociais, na web, dentro dos aplicativos, assistindo vídeos e por aí vai.
E o marketing de conteúdo é uma forma poderosa e efetiva para falar diretamente com as pessoas que estão interessadas em um produto ou serviço.
Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo?
De forma resumida, trata-se de uma estratégia de produzir conteúdos para um público específico, e que é muito utilizada por grandes marcas, empresas e empreendedores.
Depois de muito avanço na tecnologia e no estudo dos diferentes públicos, especialistas chegaram à conclusão de que conversar e ajudar as pessoas é o caminho mais curto para leva-las até a compra efetiva.
Através de peças de marketing como conteúdos de blog, vídeos, podcasts, postagens nas redes sociais, é criada uma rede de informações que ajuda o público a esclarecer dúvidas e alcançar seus desejos dentro de um segmento de mercado.
Assim, quanto mais é feita essa produção de conteúdo baseada no estudo do público alvo e persona, atendendo suas necessidades, mais chances existem de que essas pessoas comprem sem criar objeções, quando se vê diante de uma oferta.
6 Principais benefícios da produção de conteúdo no seu negócio
Agora que você entendeu o que é o marketing de conteúdo, veja abaixo os 6 principais benefícios de praticar isso dentro do seu negócio, seja ele qual for.
1. Melhora o posicionamento da marca
Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é a melhora do posicionamento da marca. Isso acontece porque um conteúdo relevante e bem estruturado ajuda a construir uma imagem positiva da empresa perante o público.
Ou seja, a produção de conteúdo na internet é a forma mais eficaz de se posicionar no mercado como uma marca que ajuda as pessoas. Além disso, amplifica a visibilidade da empresa alcançando novos consumidores.
Como disse Bill Gates em um artigo publicado no site da Microsoft em 1996 “Content is King” na tradução O Conteúdo é Rei.
2. Constrói autoridade
Autoridade na internet significa ser reconhecido como uma referência dentro do seu segmento no ambiente digital. Em outras palavras, é ser lembrado pelo seu público toda vez que ele pensar em um assunto, produto ou serviço.
E seja qual for seu negócio, ou nicho de atuação, se posicionar como autoridade dentro do assunto é mais fácil através da produção de conteúdo, pois as pessoas sentem segurança em seguir conselhos e indicações de alguém que elas reconhecem como especialista em um determinado assunto.
3. Estabelece a relação de confiança
Um ponto muito importante dentro da jornada de compra de qualquer público é a confiança que as pessoas têm em uma determinada marca de produto, ou serviço.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, sabem o que querem e buscam conteúdos relevantes na internet. Se você produzir conteúdos úteis e que ajudem as pessoas em seus problemas, estará estabelecendo a confiança necessária para gerar mais vendas.
4. Capta mais clientes
A internet mudou a forma como as pessoas se relacionam e, consequentemente, como elas compram.
Primeiro, elas buscam informações sobre um produto ou serviço específico e só depois tomam a decisão de comprar. O Marketing de conteúdo, por sua vez, ajuda atrair e estabelecer uma maior proximidade com o público, o que pode gerar mais vendas e clientes fiéis.
Lembra do antigo marketing boca a boca? Pois bem, quando passa para o meio digital, isso se transforma praticamente em um megafone, e seu conteúdo acaba alcançando novos públicos.
5. Diminui os custos com publicidade
A produção de conteúdo digital também ajuda a diminuir os custos com publicidade. Pois, quando um conteúdo aparece entre os primeiros resultados nos motores de busca, as pessoas começam a chegar de forma orgânica (não paga) no site, no canal do Youtube e nas redes sociais.
6. Aumenta as vendas
Um dos principais objetivos do marketing digital é aumentar as vendas e a estratégia de conteúdo é um grande aliado do negócio na hora de aumentar o lucro, pois o conteúdo bem estruturado ajuda a guiar o potencial cliente até a compra.