6 Erros cometidos nas redes sociais que comprometem a atração de clientes

Muitas empresas sabem da importância de estar nas redes sociais, mas ainda assim cometem erros que sabotam seus esforços. Se você usa as redes sociais para fins comerciais e deseja atrair clientes para seu estabelecimento, vender produtos ou serviços, então, confira neste post 6 erros comuns que precisam ser evitados.

6 Erros cometidos nas redes sociais que comprometem a atração de clientes

1. Interação genérica com o público

Um erro muito comum, e que vemos a toda hora, são empresas/empreendedores que se comunicam nas mídias sociais de forma muito genérica.

É importante saber que as redes sociais não são vitrines on-line. São ferramentas poderosas para descobertas de marcas, construir relacionamentos e fidelizar clientes, mas para que elas se tornem efetivas, é necessário conhecer a fundo as necessidades reais do consumidor para que você consiga criar uma comunicação mais eficiente e baseada nos interesses e desejos da sua audiência.

Evite propagandas com frases superficiais, que o cliente sabe de cor, como “super oferta”, “sua loja preferida”, “a melhor empresa da cidade” pois as pessoas estão cansadas desses discursos frios e já não prestam mais atenção.

Se você deseja atrair e reter a atenção dos potenciais consumidores precisa implementar um discurso humanizado que trate a pessoa como pessoa e não apenas como um comprador comum.

2. Publicar conteúdo irrelevante e repetitivo

Um dos motivos para as pessoas acompanharem as marcas nas redes sociais é justamente para se manterem atualizadas sobre o que estão fazendo e para receber conteúdo útil.

E muitos confundem conteúdo relevante com conteúdo propaganda, e eles são completamente diferentes. Se as postagens que você está compartilhando não estiverem relacionadas aos interesses reais das pessoas, ou ainda não for útil para elas, simplesmente deixarão de prestar atenção nas suas publicações.

Por isso, é necessário que a marca/empresa esteja atenta ao que publica e busque planejar seus conteúdos dentro de uma linha editorial que seja interessante para o consumidor.

3. Ausência da autenticidade

Existem uma imensidão de empresas nas redes sociais que não são autênticas e que precisam inventar um personagem para serem percebidas como autoridade pelo público ou simplesmente por querer agradar todo mundo.

E as pessoas percebem a falta da originalidade, perdem a credibilidade e a vontade de consumir os produtos e serviços da empresa.

Por outro lado, ser autêntico é transmitir a sua essência em tudo que faz, principalmente na sua comunicação, porque isso conecta, aumenta a confiança e desperta a identificação com o público.

Por isso, um dos pontos principais nas estratégias de conteúdo é o DNA, que são características únicas da marca, sendo construídos a partir da sua história, objetivos, valores, propósitos, tom de voz, que vai torná-la coerente com sua personalidade e reconhecível para o público e, além disso, diferenciar a sua empresa dos concorrentes.

4. Identidade visual poluída

Outro erro bastante comum e que precisa ser evitado é o uso excessivo de elementos aleatórios como cores, tipografias, ilustrações, causando um desconforto para quem está lendo suas postagens.

Uma identidade visual bem definida conecta o público ao seu negócio, isso significa que as pessoas associam seu conteúdo, produto e serviço com as tonalidades e o estilo visual da marca.

Nós, seres humanos, somos 70% visuais, ou seja, aprendemos mais fácil por imagens que por textos, assim, ter uma identidade visual coerente com o que você deseja passar e consistente é fundamental para atrair clientes e fazê-los reconhecerem a sua empresa em qualquer lugar.

5. Não saber lidar com comentários negativos

Saber lidar com comentários e feedbacks negativos é fundamental para uma boa reputação do negócio. Infelizmente, muitas empresas não dão a devida importância e acabam simplesmente ignorando os comentários que sejam dessa natureza ou respondendo as mensagens em um tom mais agressivo.

Isso faz com que as pessoas comecem a fazer uma propaganda negativa do seu negócio, ou ainda, postar prints de conversas e que afastará potenciais clientes.

Sugiro que leia todos os comentários que são deixados em suas redes sociais, no site, na página do Google e dê especial atenção para os negativos.

É dentro desses comentários que você descobrirá quais são os pontos em que seu negócio está pecando, e poderá criar estratégias para melhorar esses pontos.

6. Usar estratégias amadoras

É comum, principalmente quando o empreendedor está iniciando nas redes sociais pensar em estratégias para acelerar o crescimento do perfil para alcançar mais pessoas e, assim, atrair clientes e aumentar as vendas.

Porém, muitos recorrem às estratégias amadoras como compras de seguidores, sorteios sem objetivos, participar de grupos de engajamento, seguir para ser seguido e por aí vai.

Usar técnicas amadoras não irão fazer com que as pessoas se conectem verdadeiramente com sua marca e nem atrair clientes para seu negócio e, além disso, as métricas que são fundamentais para análise do que está funcionando em suas estratégias serão completamente distorcidas.

Então, o que adianta levar um público aleatório (e muitos são bots e perfis falsos) para dentro das suas redes, se eles não se interessam pelo o que você vende?

Saber quem são os consumidores dos seus produtos e serviços é essencial para entender o que eles precisam e a partir de dados reais é que você conseguirá traçar estratégias que funcionem para a sua empresa e que trarão um público real e resultados reais.

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

CEO da Social Green

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